Local de Prova Encceja 2021

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2021) é uma avaliação aplicada pelo Ministério da Educação voltadas para estudantes que estão com idade escolar irregular, mas desejam conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. As provas do Encceja são aplicadas anualmente em todas as regiões brasileiras. Os participantes devem conferir o local de prova Encceja 2021 por meio do cartão de confirmação.

Local de Prova Encceja 2021

Local de Prova Encceja 2021

Este exame é uma grande oportunidade para aqueles que desejam concluir o ensino fundamental e médio, e assim, obter melhores ofertas no mercado de trabalho, por exemplo.

Local de Prova Encceja

A prova do Encceja 2021 pode ser realizada por qualquer cidadão que não concluíram o ensino na idade espera.

  • Para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental, o participante deve ter a partir de 15 anos e não ter estudado até o nono ano.
  • Já para conseguir a certificação do ensino médio, é preciso ter 18 anos ou mais e não ter concluído os três anos de ensino médio.
Local de Prova Encceja

Local de Prova do Encceja

Atualmente, as provas do Encceja 2021 são aplicadas em mais de 500 municípios. O local de prova é divulgado previamente antes da aplicação da prova junto com o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Os locais de provas são divulgados duas semanas antes da realização do exame. Em 2020, a consulta ao local de prova foi disponibilizada em 12 de agosto e as provas ocorreram em 25 de agosto.

Consulta Local de Prova Encceja 2021

Após o encerramento das inscrições, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza o Cartão de Confirmação de Inscrição. Nesse documento, os estudantes podem realizar a consulta ao local de prova, ou seja, a instituição em que a prova será aplicada.

De acordo com Ministério da Educação, os locais de provas são escolhidos mediante a proximidade da residência do participante. Veja, a seguir, como consultar local de prova do Encceja:

  1. Acesse a Página do Participante do Encceja 2021 pelo endereço eletrônico: www.enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante;
  2. No formulário de login, informe o número do CPF e senha de acesso;
  3. Clique na figura que está sendo solicitada no código Captcha e, posteriormente, selecione a opção “Enviar”;
  4. Na Página do Participante, selecione a opção “Cartão de Confirmação de Inscrição” e confira o local de prova.
Consulta Local de Prova Encceja

Consulta Local de Prova Encceja

Alterar Local de Prova Encceja

Os participantes do Encceja podem alterar o local de prova enquanto as inscrições ainda estiverem abertas. Geralmente, o período de inscrição acontece entre os dias 16 e 27 de abril.

Após o encerramento da inscrição, o edital do Encceja prevê que o estudante não pode modificar o local de aplicação do exame. A modificação do local de prova do Encceja pode ser feita da seguinte maneira:

  1. Acesse a Página do Participante do Encceja 2021 pelo endereço: http://www.enccejanacional.inep.gov.br/;
  2. Informe o número de CPF e a senha de acesso e clique em “Enviar”;
  3. Em “Alterar Dados”, clique na opção “Informações de prova”;
  4. Na seção “Cidade de prova”, selecione o estado e município em que pretende participar do Encceja e clique em “Próximo”;
  5. Revise todas as informações e clique em “Salvar”.

Leave a Reply