Certificado Encceja 2021: Requisitos, Como Tirar e Para Que Serve

A certificação de conclusão do ensino médio ou fundamental é de extrema importância para seguir com os estudos no ensino superior, justamente por esse motivo, aos jovens e adultos que estão fora da escola o governo disponibiliza o Certificado Encceja 2021. Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e saiba com detalhes como você pode ter acesso ao Certificado de conclusão do nível de ensino que você deseja.

Certificado Encceja 2021
Certificado Encceja 2021

Encceja 2021

O Exame Nacional Para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi instituído pelo Ministério da Educação para a atribuição do certificado do ensino médio ou fundamental.

Sendo que o candidato somente precisa de realizar a prova do programa e conseguir um bom resultado para poder conseguir o diploma.

Além de ser realizado dentro do país, a prova do Encceja também está disponível para os brasileiros que estão no exterior. Para saber mais acerca do funcionamento nesse caso consulte o edital do programa.

Encceja 2021
Encceja 2021

Realize o Simulado Encceja 2021 para se preparar.

Requisitos para pedir o Certificado Encceja

Certos requisitos precisam de ser observados pelo estudante que pretende obter o certificado Encceja. Ocorrendo que somente quem for a observar os seguintes critérios:

  • Conseguir a nota mínima de 100 pontos em todas as áreas de conhecimento que são avaliadas nas provas. Seja ela do ensino médio ou fundamental. Também é preciso ter uma nota mínima de 5 para a redação;
  • É permitido o pedido da declaração de proficiências no caso de disciplinas em que foi conseguida uma pontuação média.

É importante ter em mente que os candidatos que forem a emitir a declaração de proficiência, somente garantem que na próxima edição não precisaram de fazer a prova novamente para as disciplinas em que conseguiram a nota média, buscando agora aprovação apenas nas provas em que falharam na edição anterior.

Para Que Serve o Certificado Encceja

O certificado do Encceja tem o mesmo peso que o certificado obtido pelo atendimento normal de uma instituição do ensino médio ou fundamental. Sendo assim, você pode usar o seu certificado para um dos seguintes objetivos:

  • Realizar um curso de nível técnico;
  • Realizar um curso de graduação;
  • Ou participar de um concurso público em que a certificação seja requerida.
Para Que Serve o Certificado Encceja
Para Que Serve o Certificado Encceja

Ou seja, em todas as situações em que for requisitado o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental, você poderá sem problema nenhum apresentar o certificado do Encceja.

Como Tirar o Certificado

A forma de retirada do certificado e os prazos, dependem da instituição de realiza a certificação. No entanto, existe um padrão que pode ser notado em grande parte das instituições, confira abaixo:

  • O estudante deve se dirigir a instituição certificadora com o seu RG, CPF e boletim de participação;
  • Estando na instituição, o estudante terá que preencher o documento que formaliza o pedido do certificado do Encceja e entregar toda a documentação exigida para o efeito;
  • Em seguida o estudante receberá o protocolo do pedido e será informado a data de entrega do certificado. Geralmente o período de espera é de 45 a 60 dias;
  • Chegando a data definida, basta se dirigir a instituição certificadora tendo em mãos o protocolo do pedido para solicitar o certificado.
Como Tirar o Certificado
Como Tirar o Certificado

Leave a Reply